Tv

Bolsonaro participa de cerim√īnia do Dia da Bandeira

O presidente Jair Bolsonaro participouhoje(19), ao meio-dia, da comemora√ß√£o ao Dia da Bandeira, em cerimônia na √°rea externa do Pal√°cio do Planalto, em [...]

Por Marcos Antonio em 19/11/2020 às 16:25:00

O presidente Jair Bolsonaro participouhoje(19), ao meio-dia, da comemora√ß√£o ao Dia da Bandeira, em cerimônia na √°rea externa do Pal√°cio do Planalto, em Brasília. Ele estava acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mour√£o, de ministros de Estado e outras autoridades civis e militares.

Conforme previsto na Lei n¬ļ 5.700, de 1971,que trata sobre a forma e apresenta√ß√£o dos símbolos nacionais, a bandeira deve ser hasteada em órg√£os públicos às 8h, exceto no Dia da Bandeira, quando o hasteamento é realizado às 12h, com solenidades especiais.

A Bandeira Nacional é um dos principais símbolos de representa√ß√£o do Brasil, e sua cria√ß√£o marca a passagem do sistema de governoda monarquia para República. Ela foi instituída pelo Decreto n¬ļ 4, em19 de novembrode 1889,assinado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do governo provisório, quatro dias após a proclama√ß√£o da República.

A bandeira foi projetada pelos filósofos Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, que também era matem√°tico, pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares. Os elementos verde e amarelo da Bandeira Imperial, criada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, foram mantidos.

A constela√ß√£o na esfera azul, além de representar os estados brasileiros, marca o céu do Riode Janeiroàs 8h30 da manh√£ do dia15 de novembrode 1889. A única estrela acima do lema Ordem e Progresso representa o Par√°, que na época era o estado com a capital mais ao norte do país.

De acordo com a legisla√ß√£o, a Bandeira Nacional deve estar permanentemente no topo de um mastro especial na Pra√ßa dos Três Poderes, em Brasília, “como símbolo perene da p√°tria e sob a guarda do povo brasileiro”. A fl√Ęmula fica a 100 metros do ch√£o, mede 286 m¬≤ e é presa a um mastro especial, formado por 24 hastes met√°licas. Na base da estrutura, h√° os seguintes dizeres: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Pra√ßa dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, vis√£o permanente da P√°tria”, também conforme previsto na lei de 1971.

A troca da bandeira na pra√ßa, em Brasília, é feita no primeirodomingode cada mês. Neste período de pandemia, as cerimônias est√£o acontecendo sem a presen√ßa do público. A Marinha, o Exército, a Aeron√°utica e o governo do Distrito Federal se revezam na organiza√ß√£o da substitui√ß√£o do estandarte.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro

Coment√°rios