20/01/2022 às 16h49min - Atualizada em 21/01/2022 às 00h00min

Janeiro Branco: momento ideal para repensar as políticas e os benefícios corporativos em prol do bem-estar e da saúde mental no ambiente de trabalho

Sua empresa proporciona qualidade de vida aos colaboradores? Sua equipe é saudável e feliz? Vidalink Mind oferece suporte ao tratamento dos cuidados emocionais, além de conteúdos úteis para a implementação de mudanças de hábitos para evitar doenças (como burnout e ansiedade) e ter um 2022 mais equilibrado e produtivo

SALA DA NOTÍCIA THAIS MARTINS
https://www.vidalink.com.br/

Divulgação
A busca pela qualidade de vida no ambiente empresarial nunca esteve tão urgente como agora, afinal as doenças mentais são a 2ª maior causa de abstenção e afastamentos no trabalho e a 3ª maior em perícias médicas no INSS - a Previdência Social já registrou mais de 70 mil casos de afastamento por este motivo. Por isso, a campanha “Janeiro Branco” chama a atenção para o tema em um período em que as pessoas estão dispostas a reescreverem suas histórias. "As empresas estão investindo cada vez mais no capital humano, oferecendo benefícios corporativos que valorizam as capacidades individuais e ensinam a lidar com os assuntos emocionais. Desta forma, é possível evitar as doenças físicas e mentais, como a síndrome de burnout e a ansiedade, tão comuns nas rotinas dos colaboradores”, explica a Dra. Luciane Vecchio, psicóloga clínica, especialista em desenvolvimento humano e parceira da Vidalink no desenvolvimento do produto Vidalink Mind.
 
Na visão da psicóloga, o combate às doenças mentais é uma ação conjunta, em que o colaborador também tem a responsabilidade de se questionar sobre como lida com as pressões e os desafios profissionais e pessoais e, até mesmo, como pode auxiliar um colega ansioso. “A qualquer momento podemos apresentar algum tipo de sofrimento psíquico desencadeado pelas mais diversas razões: estresse no trabalho, medos, problemas afetivos ou familiares, traumas, mudanças sociais, inseguranças internas. O que diferencia um problema emocional, que necessita de tratamento, de uma tristeza comum é a forma como lidamos e o quanto isso interfere em nosso equilíbrio. Quanto mais ignoramos o assunto, mais suscetíveis ficamos a uma série de doenças que envolvem o agravamento da ansiedade, do estresse e distúrbios psicológicos mais graves, responsáveis por incapacitar ou comprometer as nossas vidas, nos mais diferentes sentidos”.
 
Consolidada como a maior WellTech brasileira, a Vidalink incluiu no seu Plano de Bem-Estar, o pilar Vidalink Mind, solução completa para os RH´s incentivarem os colaboradores sobre os cuidados com a saúde mental. O produto se diferencia por ser o mais abrangente do mercado, com avaliação inicial e acompanhamento trimestral de cada indivíduo; acesso à plataforma de terapia online do Zenklub; subsídio em medicamentos por meio do pilar Vidalink Med; e trilhas de conteúdos digitais, criadas por especialistas, para suporte ao tratamento dos cuidados emocionais, principalmente para os quadros diagnosticados de depressão, burnout e ansiedade.


“Ter saúde mental é saber gerir o estresse, conviver com outras pessoas, tomar decisões, adaptar de forma consciente as nossas emoções e comportamentos às diversas situações da vida. É ser resiliente em momentos desafiadores, mas saber quando pedir ajuda de um profissional. O Vidalink Mind foi desenvolvido para auxiliar a jornada de bem-estar, na busca de uma vida mais saudável e equilibrada, dentro e fora do ambiente de trabalho. Nós, da Vidalink, acreditamos que é preciso mais conscientização e mudanças de paradigmas a respeito da mente saudável. Inclusive, isso faz parte da cultura da construção do bem-estar corporativo que tanto fomentamos”, enfatiza o CEO e co-fundador da Vidalink, Luis González.
 
As consequências das pressões no ambiente de trabalho
Passamos boa parte do tempo lidando com questões relacionadas à vida profissional. Sendo assim, as cobranças, as relações com os colegas e as pressões do dia a dia podem ser extremamente estressantes, levando a uma completa exaustão. “É justamente por conta desse contexto que o uso de álcool e de drogas tem aumentado nos últimos anos e se tornado um desafio com o qual as empresas precisam saber como lidar. Afinal, além de afetar diretamente a saúde do colaborador, esse tipo de comportamento interfere diretamente na produtividade e nos altos índices de absenteísmo e turnover. Precisamos parar de glamourizar e valorizar o comportamento workaholic, que apenas colabora para o esgotamento físico e mental. A dica vale também para quem está fazendo home office, afinal, muita gente sente que não está efetivamente trabalhando se não estiver no escritório, mesmo produzindo muito”, alerta Vecchio.
 
Questione-se sobre a sua rotina profissional
●     Você se sente triste, como se a sua energia estivesse sendo consumida?
●     Você pensa negativamente sobre seu emprego?
●     Se considera menos sensível com outras pessoas do que possivelmente elas merecem?
●     Fica irritado (a) facilmente com os pequenos problemas ou com seus colegas de trabalho?
●     Se sente incompreendido (a) ou não muito bem visto por seus colegas de trabalho?
●     Acredita que não há ninguém com quem possa conversar?
●     Acha que está realizando menos do que deveria?
●     Se coloca em um nível desconfortável de pressão para obter sucesso?
●     Não consegue o que quer fora do seu emprego?
●     Você sente que está na empresa ou na profissão errada?
●     Está frustrado (a) com determinados aspectos de seu trabalho?
●     A burocracia e a política organizacional frustram sua habilidade de realizar um bom trabalho?
●     Tem mais trabalho do que é capaz de realizar?
●     Não tem tempo para planejar e realizar um trabalho com qualidade?
●     A infelicidade com o trabalho paralisa sua vida em todas as áreas, destruindo relacionamentos?
 
O que fazer quando um colega de trabalho apresenta um quadro de ansiedade?
Conviver com uma pessoa que sofre com crises de ansiedade nem sempre é fácil, ainda mais no ambiente corporativo. Portanto, é importante:
 
●     Escutar e dar atenção, sem julgar ou achar que é frescura ou “mimimi”;
●     Praticar a respiração profunda junto com a pessoa e propor pensamentos positivos;
●     Respeitar os limites da pessoa em questão. Muita gente não consegue receber uma ajuda direta, preferindo concentrar-se na sua melhora primeiro. Tem casos em que a pessoa fica tensa, caso seja orientada a proceder de outras formas que não as que está acostumada.
 
 
SOBRE A VIDALINK - A companhia possui mais de 200 clientes corporativos, entre empresas nacionais e multinacionais, como IBM, iFood, Johnson & Johnson, Vivo, entre outras. Unindo tecnologia e bem-estar, a Vidalink se consolidou com a maior WellTech do Brasil, sendo a única a oferecer o Plano de Bem-Estar, benefício corporativo com pilares de atuação que incluem alimentação saudável, saúde mental, atividade física e subsídio em medicamentos. Tudo isso amparado por uma de suas grandes acionistas, a CVS Health, maior empresa mundial de saúde.
 
 
https://www.vidalink.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=AqqM792ntZw 
 
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp