20/01/2022 às 15h32min - Atualizada em 21/01/2022 às 00h00min

 Higiene Bucal: Saiba Se Você Está Cuidando Corretamente Das Suas Gengivas

   A grande maioria das pessoas acha que saúde bucal se resume apenas aos dentes. Mas não é assim: A gengiva, a língua, os lábios, a parte interna das bochechas e os dentes, juntos, constituem a saúde bucal, a dentista especialista Dra. Bruna Conde alerta sobre a importância do cuidado com o todo regularmente.

SALA DA NOTÍCIA Gabi Dallo RTA Comunicação
Cirurgiã Dentista e Especialista Dra. Bruna Conde

Galeria do google e arquivos pessoais

A grande maioria das pessoas acha que saúde bucal se resume apenas aos dentes. Mas não é assim: A gengiva, a língua, os lábios, a parte interna das bochechas e os dentes, juntos, constituem a saúde bucal, a dentista especialista Dra. Bruna Conde alerta sobre a importância do cuidado com o todo regularmente.

  A atenção especial que a Dentista Antenada explica, é em relação as gengivas, o descuido pode trazer complicações e influenciar em dores de cabeça. A higiene nessa região precisa ser feita com muito cuidado, para não machucar, mas sempre eliminando qualquer resíduos de restos de alimentos presentes na região. “Gengivas com sensibilidade, vermelhidão ou que apresentam inchaço na escovação, são sinais de problema gengival.” explica a Dentista Antenada. “Essa inflamação ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana, um dos principais problemas ocasionados pela falta de cuidados com a gengiva, que podem causar mau hálito, periodontite, problemas no suporte dos dentes e até mesmo o tártaro.” completa a Dra. Bruna. Manter os cuidados regulares com a sua gengiva faz toda a diferença na saúde bucal.

   A cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde compartilha algumas dicas de higiene diária para ajudar a evitar inflamações, mau hálito e tantos outros problemas desagradáveis que podem ser desenvolvidos:

 É importante manter uma rotina de escovação, é recomendável escovar os dentes sempre depois das principais refeições e se possível fazer uma higienização depois dos lanchinhos, doces e refrigerantes. O segredo de uma boa escovação é não ter pressa nem fazer força. Os movimentos devem ser circulares e curtos. Uma dica antenada é passar a língua nos dentes e sentir se estão lisos. Dentes ásperos pode ser sujeira ou problemas bucais. O fio dental deve ser usado pelo me os 1x ao dia, antes de dormir. Outra dica é não exagerar no antisséptico bucal, não usar todos os dias, e evitar os que têm álcool.

 Massagear a gengiva pode ser muito benéfico, pois auxilia a remover possíveis resíduos e previne possíveis inflamações. Porém tome cuidado caso a região gengival apresente sangramentos frequentes, geralmente o acúmulo de bactérias aumentam o risco de sangramento, a escovação não será sufienciente, é necessário fazer uma visita ao dentista especialista em Periodontia de confiança.
 

   Frutas fibrosas também podem ser grandes auxiliares para manter a boca saudável. A maçã, por exemplo, além de ser uma fruta de fácil acesso, pode ser encontrada em qualquer mercado ou feira é um superalimento quando o assunto é saúde bucal. Por ser fibrosa, ela auxilia na limpeza a cada mordida estimulando o fluxo de saliva na boca e participando na neutralização do pH dessa região. Isso ajuda na prevenção de doenças da gengiva e evita o surgimento de cáries. As fibras alimentares, de uma forma geral, auxiliam não só no processo de prevenção de doenças gengivais e cáries, mas também contribuem para a saúde do corpo como um todo.
 

Uma atenção que se faz necessária, explica a Dentista Antenada, é após a ingestão de doces e carboidratos, é recomendado que se espere 30 minutos para escovar os dentes, é o tempo, até que o PH bucal seja neutralizado e a limpeza seja mais eficaz.
 

   Como já mencionado, o uso do fio dental é indispensável para o cuidado com a gengiva, pois remove restos de alimento e resíduos que não são visíveis ou limpos com a escova. O uso diário não é só recomendável, como é imprescindível.
 

Limpeza adequada, menos chances de proliferação de bactérias, cuidados e higiene bucal frequentes. Combinação que só trazem bons resultados.



Mais sobre Bruna Conde:

Dra Bruna Conde - Dentista Antenada:
Cirurgiã Dentista.
CRO SP 102038

"Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde."
Há mais de 10 anos de formada, no mínimo 6000 sorrisos realizados, Dra Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam
o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp