20/01/2022 às 13h59min - Atualizada em 23/01/2022 às 00h00min

BBB 2022: Por que o reality tem tanto Ibope

Um dos programas mais assistidos da TV, já está em sua 22ª edição e é considerado uma escola de desenvolvimento pessoal pelos participantes

SALA DA NOTÍCIA Letícia Kelller Barros
www.brzcontent.com.br

divulgação/Gshow

Você já parou para pensar porquê o BBB Brasil caiu nas graças do público? A reposta pode parecer simples, se não envolvesse tanto autoconhecimento. Além de despertar muita curiosidade, o reality revela muito sobre as forças e fraquezas do ser humano.  

Os integrantes da casa mostram sua intimidade e o modo como realmente são em momentos da vida cotidiana. Direta ou indiretamente, eles acabam mostrando sua verdadeira essência, com seus dilemas éticos, suas vontades, defeitos e prazeres. Dilema esses que fazem com que os telespectadores se reconheçam nos participantes. 

Para o psicanalista e especialista em jogos de autoconhecimento Nickson Gabriel, criador da metodologia O Jogo da Vida, o ponto central dos dois jogos – o da vida e o BBB – é o desejo de ser aceito e amado. “Assistir ao BBB prestando atenção nas emoções que o programa desperta pode ser um grande exercício de autoconhecimento”, afirma Nickson.  

Quando viemos ao mundo, já nascemos com a necessidade de pertencer e ser amado. Mas quando, por algum motivo, essa vontade é frustrada, inconscientemente a criança começa a achar que se for perfeita, dentro daquilo que ela imagina que os pais esperam, ela finalmente será amada e essa dor superada. 

“Quando algum defeito de um participante te incomoda, te faz sentir alguma irritação ou raiva dele, pode ser que haja um pouco disso em você. Observar os participantes que te incomodam é um grande aliado para a busca e entendimento da autoanálise, nisto é explícito que o que impomos ao outro é o mesmo peso do autojulgamento que carregamos. Autenticidade é a palavra chave para ganhar este jogo, mostrar quem é você sem medo, com erros e acertos e na vida não podia ser diferente”, analisa. 

Dentro do programa com tantas pessoas distintas, o participante entra com uma visão e um determinado comportamento, mas ao longo do programa, das vivências e conflitos dentro da casa é muito comum que haja alguma evolução de pensamentos e até mesmo de comportamentos, ao qual faz a pessoa - principalmente com uma mente mais aberta e evoluída - mudar seu modo de agir e se comportar no reality. 

“É nesse momento que surgem as máscaras, que a espontaneidade se perde, e a personalidade vai sendo tomada por estruturas mais rígidas e performáticas. As máscaras entram em cena, para agradar e pertencer”, reforça Nickson. Tudo isso pode ser visto também no BBB, nos desejos, medos e frustrações de seus participantes.  

Assim como na vida, não há estratégia que faça um jogador ganhar o BBB, pelo menos não durante o programa. O que conta é o caminho de transformação pessoal de cada um na vida. “O verdadeiro jogo é interior. É a coragem de sentir, de encarar nossas feridas, observar nossas estruturas internas e perceber que o que realmente preenche é o reencontro da nossa espontaneidade, capacidade de doação e gratidão”, completa. 

  

Informações 

BRZ Content Assessoria de Imprensa:  

Whatsapp: (12) 982597341  

Emails: [email protected] e [email protected] 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp