24/01/2022 às 10h43min - Atualizada em 26/01/2022 às 00h00min

Gamificação, tecnologia inteligente, comunidade híbrida e visualização são as principais tendências fitness para 2022

Especialista do Freeletics revela os benefícios das tendências que irão ditar a prática de exercícios físicos neste ano

SALA DA NOTÍCIA Isabela Rodrigues

A indústria fitness tem passado por muitas mudanças e adaptações nos últimos anos, principalmente devido às medidas restritivas impostas pela pandemia, que impactaram na forma como as pessoas praticam exercícios físicos. Um dos aliados do brasileiro nessa nova rotina tem sido o Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, que hoje tem quase 4 milhões de usuários cadastrados no país.

“Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de enxergar a prática de exercícios como algo milagroso e passaram a entender a importância das atividades para uma saúde equilibrada a longo prazo”, explica Vanessa Gebhardt, líder de experiência de treinamento e coach de mentalidade do Freeletics.

Para a especialista, cuidar da saúde mental e da forma física é a melhor maneira de garantir uma vida equilibrada. “É fundamental conhecer alternativas, definir metas e cumprir essas resoluções com saúde e da maneira correta. Há várias modalidades de exercícios e treinos, e certamente elas se encaixam com o perfil de cada pessoa”, completa.

Diante disso, a especialista do Freeletics elencou as quatro principais tendências fitness que irão ditar a prática de exercícios físicos em 2022 e deverão agradar a todos os gostos. Confira:

1. Gamificação
A gamificação em esportes e fitness refere-se à integração de mecânicas de jogos para motivar, melhorar o engajamento e, consequentemente, manter os usuários voltando para mais práticas. Por meio da ativação de alguns dos mais fortes laços de reforço positivo do cérebro, a gamificação tornará o exercício mais agradável para que os usuários o vejam menos como uma tarefa árdua e algo que eles esperam regularmente. “Isso ajudará muito a oferecer a dose certa de motivação para construir uma rotina sustentável e ajudar os usuários a subir de nível continuamente”, explica Vanessa.

Segundo a especialista, a gamificação como método para aumentar a motivação também mudará a maneira como algumas pessoas veem o condicionamento físico e transformarão o sentimento de “tenho que malhar” para “quero malhar”. “Essa tendência crescente tem a capacidade de tornar o exercício mais divertido enquanto cria uma sensação de competição amigável e feroz”, completa.

2. Tecnologia inteligente
A tecnologia de fitness está em constante evolução. De dispositivos de rastreamento contínuos a monitoramento de movimento de última geração, agora é possível analisar facilmente o desempenho de treino para otimizar a eficiência e o prazer.

Disponível na ponta dos dedos, esta tecnologia de rastreamento hiper-personalizada fecha a lacuna entre o esporte analógico e o mundo digital e permite ainda mais sistemas de competição híbridos para aprimorar a experiência de treinamento moderna.

“Essa tendência em desenvolvimento de tecnologia inteligente oferecerá aos usuários a oportunidade de liberar todo o seu potencial de treinamento e também abrir caminho para experiências de condicionamento físico mais personalizadas no futuro”, explica Vanessa.

3. Comunidade híbrida
Este ano será o da comunidade híbrida. Embora seja evidente que a pandemia trouxe de volta a necessidade de encontros presenciais, também abriu o caminho para que as comunidades digitais prosperassem. “Quando se trata de condicionamento físico, esses grupos híbridos ajudarão as pessoas a permanecerem consistentes com seus treinos e motivadas a continuar, mesmo nos dias de folga. Além disso, o sentimento de troca recebido dos colegas ajuda a priorizar hábitos saudáveis que duram o ano todo”, pontua a especialista.

Em 2022, essa tendência continuará a crescer, capacitando o setor a avançar para soluções mais híbridas que atendam à crescente necessidade de flexibilidade e liberdade de condicionamento físico.

“A comunidade global do Freeletics, com mais de 52 milhões de usuários, oferece o apoio e o incentivo necessários para que entusiastas do mundo fitness de vários níveis e estilos de vida se tornem versões melhores e mais saudáveis de si mesmos. De sessões de treinamento da comunidade e bootcamps presenciais a novos desafios e recursos no aplicativo, 2022 será um novo período para redefinir o que significa trabalhar juntos e de forma independente”, pontua Vanessa.

4. Visualização
Não é de admirar que atletas profissionais usem a visualização como meio de melhorar o desempenho. Pesquisas sugerem que exercícios de alta intensidade que incorporam uma forma de atenção plena podem ter efeitos positivos para melhorar o humor, o prazer do treino e ajudar a manter a conexão entre o corpo e a mente.

“2022 trará uma série de novos treinos emocionantes que farão com que os usuários se sintam como competidores em um jogo. Por esse motivo, a prática de visualizar o sucesso e a conquista na competição se tornará cada vez mais popular”, completa Vanessa.

“Por meio dessas práticas, os usuários estarão se divertindo e, como resultado, mais propensos a manter uma rotina de exercícios a longo prazo e colher os benefícios”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp