18/05/2021 às 17h13min - Atualizada em 18/05/2021 às 18h50min

Pacientes reumáticos entram na lista de comorbidades

Vacinação está liberada em pacientes reumáticos em uso de corticoides com idade entre 50 e 59 anos

SALA DA NOTÍCIA Victor Braggion
https://www.instagram.com/reumatocgs/
Divulgação
O Ministério da Saúde, recentemente incluiu 22 doenças entre as prioridades para tomar a vacina contra a Covid-19. Entre elas, estão os pacientes que sofrem de problemas imunossuprimidos entre 50 e 59 anos, como por exemplo, pacientes reumáticos que usam corticoides.
Imunodeprimidos são aqueles pacientes cujos mecanismos normais de defesa contra infecções estão comprometidos. Sendo assim, mais afetados por doenças infecciosas que são inofensivas em pessoas saudáveis, tendo a prevenção como a melhor estratégia para evitar que isso ocorra. Já os corticoides ou corticosteroides são medicamentos que reduzem a inflamação e são utilizados no tratamento de diversas doenças reumáticas, podendo variar em cada caso. “Em pacientes que sofrem de artrite reumatoide, polimialgia reumática, artrite psoriática, entre outros, utilizam baixa quantidade de corticoides, já lúpus, vasculites, miosites utilizam maiores quantidades. Lembrando que a decisão do uso desse medicamento deve ser compartilhada entre o médico e o paciente”, ressalta a médica reumatologista Cláudia Goldestein Schainberg.
Para poder tomar a primeira dose da vacina, os pacientes precisam comprovar que fazem parte da lista de comorbidades, como um laudo médico, exames, receitas e prescrição médica e diagnósticos ou documentos semelhantes que comprovem as doenças ou condições que se encaixam na comorbidades.
O Ministério da Saúde alerta as pessoas para se cadastrarem no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), ou em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
A especialista em reumatologia também explica: “A vacina salva-vidas e é sim essencial toma-la, mas é importante também consultar o médico antes de qualquer tomada de decisão”.
Sobre a Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg
Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg é especialista em Reumatologia e Reumatologia Pediátrica. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutorado em Medicina (Reumatologia) pela Universidade de São Paulo, especialização nos EUA e Canadá. Atualmente é professora e mentora de novos profissionais na Universidade de São Paulo.
Informações para a imprensa:
Yago Novaes (11) 97514-5826 yago@afontecomunica.com.br
Roberta Santo (11) 97152-2110 roberta@afontecomunica.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0