27/01/2022 às 09h37min - Atualizada em 27/01/2022 às 12h20min

Fim das férias: cuidar da saúde dos olhos contribui com a segurança nas estradas

Estação de chuvas e sol intensos, verão exige atenção pois pode prejudicar a visibilidade de condutores

SALA DA NOTÍCIA Isabela Rosemback
A4&Holofote

Divulgação ZEISS
As férias de verão tendem a inflar o fluxo de veículos nas estradas e demais vias, criando um desafio ainda maior tanto a metas de redução de acidentes quanto a condutores que usam ou não óculos de grau. Considerando que este é um período em que tanto o sol intenso quanto a incidência de chuvas interferem na visibilidade de pilotos e motoristas, a manutenção da saúde ocular se reafirma como um dos cuidados fundamentais a serem tomados na hora de seguir viagem.

Dirigir exige atenção entre diferentes pontos focais e em distâncias variadas, criando a necessidade de uma visão dinâmica que garanta a integridade individual e, consequentemente, coletiva no trânsito, onde a quase totalidade dos acidentes é causada por fator humano –conclusão que é apontada por instituições como o Detran, que reforça a estimativa de que estes são perto de 90% dos casos.

Segundo dados atualizados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura, em um universo de 213,1 milhões de pessoas e frota ativa de 70,2 milhões de veículos, o Brasil registrou 632.764 acidentes em 2021, estando 770.572 veículos envolvidos nas ocorrências. O levantamento aponta, ainda, um total de 936.101 feridos ou ilesos e 11.647 óbitos –o que representa, na média anual, um índice de 1,84% de óbitos por acidente. Os números são menores se comparados aos de 2020 (2,66% de óbitos por acidente, com 845.872 sinistros), mas ainda acendem um alerta sobre direção segura.

Em seu plano global de segurança no trânsito para a próxima década (2021-2030), a Organização Mundial da Saúde sinaliza a previsibilidade das falhas a serem cometidas por condutores como item relevante à implantação de ações para minorar o número de sinistros, e desvios de atenção geralmente associados a infrações têm, muitas vezes, relação com instabilidades ligadas à visão. Alguns exemplos que interferem na percepção espacial do condutor são:

 
  • A redução do diâmetro da pupila em contato com maior intensidade da luz ambiente, como quando a luz solar atinge diretamente os olhos;
  • A variação do diâmetro da pupila entre pequeno e grande em condições de baixa luminosidade, como são os casos de períodos de chuvas, neblina e pôr-do-sol;
  • O esforço visual exigido pela múltipla atenção a eventos na estrada, veículos próximos e espelhos ou comandos internos do painel do automotor;
  • Sensação de ofuscamento, como quando a luz brilhante de faróis de automóveis em sentido oposto, de reflexos no asfalto ou mesmo de iluminação inadequada na via dificulta a visão;
  • Efeito lusco-fusco, que na transição de luz entre o dia e a noite pode influenciar na noção de distância e profundidade ou mesmo causar cegueira momentânea para ajuste da visão;
  • Embaçamento da vista, que impacta a interpretação de sinais e placas de trânsito;

Diante do risco, o cuidado e os exames médicos periódicos dos olhos, bem como a adoção de hábitos saudáveis que assegurem o bom funcionamento do corpo, tornam-se práticas indispensáveis para o planejamento de uma viagem tranquila. Abaixo, algumas dicas de como prevenir desgastes que possam interferir no desempenho do condutor.

Uso dos óculos: para quem precisa de correção visual por óculos, o uso das lentes durante a condução de um veículo é obrigação passível de multa prevista na legislação brasileira. Neste contexto, produtos de alta precisão são recomendados como investimento em um melhor e mais seguro desempenho da visão ao longo do trajeto a ser percorrido. A linha DriveSafe da ZEISS, referência global em saúde ocular, é exemplo de alta performance e agrega lentes especialmente projetadas para garantir esse conforto. Com a tecnologia Luminance Design®, elas adequam a visão às alterações de tamanho da pupila em condições de baixa luminosidade e, aliadas ao tratamento DuraVision® DriveSafe, reduzem em até 64% a sensação de ofuscamento. Ainda, o design das lentes DriveSafe incorpora uma distância média até 43% maior que as tradicionais, facilitando a troca de foco entre o painel e os espelhos do automóvel. Também amplia em até 14% a zona de visão muito distante, estendendo o alcance visual da estrada. Para um resultado mais nítido e seguro, a higienização frequente e adequada das lentes faz diferença (os Lens Wipes da ZEISS são lenços desenvolvidos com tecnologia específica para este fim).

Descanso: sono e direção não combinam! A fadiga, assim como o consumo de bebidas alcoólicas, tem participação relevante em acidentes. Estudo de 2019 da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego estima que 30% dos sinistros rodoviários noturnos são por dormência na direção, o que corresponde a 20% das mortes nas estradas brasileiras. Sem o descanso necessário anterior à viagem, o condutor também tende a trafegar com os reflexos rápidos comprometidos. A regra é ter um sono de qualidade antes de assumir o volante ou postergar a viagem no caso de sentimentos de inaptidão ou cansaço.

Alimentação: comidas leves e de fácil digestão são as indicadas para consumo no período próximo ao do percurso na estrada. Além do escape de desconfortos como o digestivo, a boa alimentação também evita sonolência. De manhã, a preferência é por um menu rico em frutas e fibras. Nas demais refeições, comidas gordurosas ou pesadas não devem ser escolhas. Barrinhas de cereal, biscoito integral e água podem ser opções de lanches para as paradas durante o trajeto, evitando que a falta de alimentação gere mal-estar que interfira na visão.



Sobre a ZEISS
A ZEISS é uma grande empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica. No último ano fiscal, a receita anual gerada pelo Grupo ZEISS totalizou mais de 6,3 bilhões de euros em seus quatro segmentos: Tecnologia de Fabricação de Semicondutores, Qualidade e Pesquisa Industrial, Tecnologia Médica e Mercados de Consumo (status em 30 de setembro de 2020).

Para seus clientes, a ZEISS desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras em metrologia industrial e garantia de qualidade, soluções em microscopia para pesquisa em ciências da saúde e materiais e soluções em tecnologia médica para diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. O nome ZEISS também é sinônimo de liderança mundial em litografia óptica, usada pelo setor de chips na fabricação de componentes semicondutores. Existe uma demanda mundial para produtos da marca ZEISS que definem tendências, como lentes de óculos, câmeras e binóculos.

Com uma marca forte e um portfólio alinhado com futuras áreas de crescimento como digitalização, assistência médica e produção inteligente, a ZEISS está moldando o futuro da tecnologia e contribuindo constantemente com suas soluções para o progresso do mundo da óptica e dos setores relacionados. Os investimentos significativos e sustentáveis da empresa em pesquisa e desenvolvimento estabelecem os alicerces para o sucesso e a constante expansão da tecnologia e liderança de mercado da ZEISS. A ZEISS investe 13% de sua receita em projetos de pesquisa e desenvolvimento – essas despesas elevadas têm uma longa tradição na ZEISS e representam, ao mesmo tempo, um investimento no futuro.

Com mais de 32.000 colaboradoras e colaboradores, a ZEISS atua no mundo todo em praticamente 50 países, com cerca de 30 unidades de produção, 60 unidades comerciais e de serviços, bem como 27 unidades de pesquisa e desenvolvimento. Fundada em 1846, em Jena, a empresa atualmente tem sede em Oberkochen, na Alemanha. A Fundação Carl Zeiss, uma das maiores fundações alemãs comprometidas com a promoção da ciência, é a única proprietária da sociedade holding Carl Zeiss AG. Para obter mais informações, acesse www.zeiss.com


Informações à imprensa:
A4&Holofote (11) 3897-4122

Isabela Rosemback     [email protected]
Luana Zanelato           [email protected]
Neila Carvalho            [email protected]



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp