26/01/2022 às 23h36min - Atualizada em 27/01/2022 às 12h50min

Foco em bem-estar, qualidade de vida e aumento da população de cavalos urbanos movimentam o mercado equestre, que atinge R$ 16 bi por ano

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

Este foi o tema central do webinar da Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo, sobre o mercado equestre no Brasil e a crescente exigência de suplementação aos equinos.

O mercado equestre movimenta R$ 16,2 bilhões por ano no Brasil. O conceito de bem-estar dos animais ganha cada vez mais relevância. Afinal, cerca de 20% do gasto médio com cada cavalo equivale à alimentação, suplementação e medicamentos. O tema foi abordado em webinar técnico realizado pela Vetoquinol Saúde Animal e patrocínio da linha de suplementos nutricionais Equistro®, que contou com a participação do professor Roberto Arruda de Souza Lima, doutor em economia aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), um dos maiores especialistas em mercado equestre no país. Ele também destacou que metade dos 5,5 milhões de equinos do Brasil é de lida, mas o cenário ensaia transformação.

"Há transição para o que chamo de 'cavalo urbano'. Há perspectivas de, após a pandemia, as pessoas procurarem mais atividades equestres, seja para esporte ou lazer, contribuindo para o aumento do núcleo de cavalos urbanos e queda em cavalos de lida", explica o especialista. "O cavalo urbano já pode ser encontrado até mesmo, relata, em alguns condomínios com baias em suas áreas internas".

"Essa mudança de perfil significa também mudança na planilha de custos. Cavalos urbanos requerem cuidados mais intensivos, pois ficam mais em baias e menos a campo. Isso pode representar maior incidência de problemas de saúde e de comportamento", assinala Antônio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

O professor Roberto Arruda de Souza Lima utiliza números para justificar a mudança de perfil da população equestre no Brasil. Do mercado total, 36% do "produto interno bruto da equideocultura" estão concentrados em animais destinados a esporte e lazer. Os cavalos de lida movimentam 53% do total. Cerca de 5% são relacionados ao puro-sangue inglês (PSI) e ao turfe e 6% a outras atividades. Além disso, o setor gera emprego direto para aproximadamente 607 mil pessoas.

Suplementos modernos e eficientes – Ciente da profissionalização do setor equestre, a Vetoquinol Saúde Animal é pioneira na oferta de soluções de alta performance para os cavalos. Prestes a completar 35 anos, a linha Equistro® é líder mundial em suplementos nutricionais para o bem-estar e desempenho dos animais. Recentemente, a Vetoquinol reforçou a linha Equistro® com 2 produtos, Energy Booster® e Ipaligo Foal®.

"A chegada dessas duas novas marcas está em linha com o foco inovador da Vetoquinol, constantemente dedicada à oferta de soluções nutricionais de qualidade e alto desempenho para equinos. Nosso compromisso é prover a saúde dos animais, em todas as fases da vida", afirma Antônio Coutinho.

Energy Booster® é um suplemento mineral, vitamínico e aminoácido com composição exclusiva, que inclui matérias-primas de altíssima qualidade e oferece aos animais os recursos essenciais para recuperação e equilíbrio hidroeletrolítico, seja em pré e pós provas, transporte dos animais e situações de estresse. A tecnologia por trás de Energy Booster® fornece eletrólitos para compensar as perdas energéticas causadas pelo esforço físico, principalmente em temperaturas mais elevadas.

"Já Ipaligo Foal® representa a base sólida para garantir o início do desenvolvimento saudável de potros – do nascimento ao desmame –, sendo um importante suporte durante o período de lactação, logo após o nascimento do potro. As vitaminas, minerais e aminoácidos de Ipaligo Foal® são essenciais para a formação dos animais" ressalta Júlia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol.

As duas novas soluções da linha Equistro contam com a tecnologia Ipaligo. "Os microminerais Ipaligo têm formulação única de aminoácidos associados, desenvolvidos pela Vetoquinol, e é melhor absorvido pelo animal, em comparação a minerais na forma inorgânica. Isso significa resultados mais rápidos, melhor performance e saúde animal", complementa Antônio Coutinho.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp