27/01/2022 às 17h37min - Atualizada em 28/01/2022 às 00h00min

Roca Group lança fundo de corporate venture de 25 milhões de euros para investir em startups

Roca Group Ventures participará de projetos em early-stage que proporcionem soluções inovadoras em diferentes áreas e setores da indústria e relacionados ao espaço do banheiro

SALA DA NOTÍCIA Dc33
https://dc33.com.br/

Divulgação Roca
Empresa investirá em startups e projetos de empreendedorismo que desenvolvam sua atividade em áreas estratégicas para a empresa

Imagem do Roca Barcelona Gallery, Espanha | Foto: divulgação

Por meio desse fundo, denominado Roca Group Ventures, a empresa planeja destinar entre 500 mil a 2 milhões de euros para cada projeto, sem influenciar nas outras formas de investimento que envolvem participação em empresas e aporte de recursos adicionais que financiam outras iniciativas com maior potencial. O Roca Group estima que, no prazo de cinco anos, o portfólio de investimentos será composto por 10 a 15 empresas com foco global.

Para o lançamento do Roca Group Ventures, o Roca Group contará com a Alantra, assessoria financeira global e gestão de ativos, que assessorará o fundo no processo de geração de oportunidades de investimento e na futura gestão do portfólio de participações, contribuindo com sua vasta experiência nesse tipo de projeto. O Roca Group Ventures também concretizará parte do compromisso do Roca Group com a sustentabilidade, uma vez que, por meio desse fundo, a empresa priorizará as startups que tenham foco em práticas que respeitem o meio ambiente. Dessa forma, estenderá sua estratégia verde a todos os projetos com os quais trabalhe.

Quatro áreas de desenvolvimento e inovação

O Roca Group, dedicado ao design, produção e comercialização de produtos para o espaço do banheiro, definiu quatro áreas de negócio que interessarão na busca de oportunidades: wellness e smart bathrooms; novos negócios e materiais; eficiência energética e racionalização do consumo de água; e, finalmente, excelência operacional em seus processos industriais.

Em relação à wellness e smart bathrooms, a empresa buscará recursos tecnológicos que, por meio de Inteligência Artificial (AI) e conectividade, melhorem a usabilidade dos dispositivos, contribuam para o desenvolvimento de produtos eco-friendly e para o desenvolvimento de produtos que gerem espaços de relaxamento.

Em termos de novos negócios e novos materiais, o Roca Group Ventures se concentrará em soluções inovadoras baseadas em tecnologia com uma ampla margem de crescimento, além de novos materiais, tanto para a construção, quanto para a fabricação de novos produtos.

No que se refere à área da eficiência energética e racionalização do consumo de água, o grupo identificará e desenvolverá produtos e serviços que contribuam para a geração de casas conectadas e sustentáveis, com foco especial na redução do consumo de água.

Finalmente, e com a finalidade de aumentar a excelência operacional, tecnologias como AI, impressão 3D, Internet das Coisas (IoT), blockchain ou plataformas integrais também serão um foco de interesse para o fundo.

Albert Magrans, CEO da Roca Group, explicou que o Roca Group Ventures busca “gerar um modelo de empreendimento de caráter híbrido, que combine as vantagens de uma grande empresa (recursos, escala, conhecimento, experiência, comercialização), com a inovação, tecnologia, motivação, agilidade e talento de uma startup”.

Sede no “Espai Roca”

O Roca Group Ventures estará diretamente vinculado ao futuro “Espai Roca”, um hub de inovação sobre construção sustentável e economia circular, entre outras áreas, que estará localizado na atual fábrica que o grupo possui nos municípios de Gavá e Viladecans (Espanha). A empresa planeja construir, nessas instalações, um dos mais importantes parques empresariais da Europa, onde o fundo terá sua sede.

O Roca Group nomeará um executivo da organização que atuará como Ventures Head coordenando a colaboração com diferentes especialistas e managers da empresa, aceleradoras, incubadoras e outros partners que facilitem a identificação e o desenvolvimento dos projetos.

Sobre o Roca Group

O Roca Group é líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para o espaço do banheiro destinados à arquitetura, construção e design de interiores. Fundada em 1917, combina tradição e conhecimento com a paixão pela inovação e o respeito ao meio ambiente com objetivo de se antecipar às necessidades das pessoas e contribuir para a melhoria do bem-estar da sociedade. 

Com a sustentabilidade presente em todos os seus processos produtivos e com o compromisso de ajudar a preservar um planeta melhor para as gerações futuras, a Roca Group implementou esta filosofia nos 170 países em que atua e em suas 84 fábricas, transmitindo isso diariamente aos seus mais de 24.000 colaboradores. 

O grupo, de capital familiar, é líder do mercado na Europa, América Latina, Índia e Rússia. Além disso, tem uma forte presença na China e no resto da Ásia, Oriente Médio, Austrália e África. Como resultado, é líder mundial em sua atividade. A Roca Group teve um faturamento de 1.684 milhões de euros em 2020, em um ano marcado pela pandemia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp