28/01/2022 às 17h08min - Atualizada em 29/01/2022 às 00h01min

Brasil perdeu quase 600 mil empresas devido à pandemia

Apesar do cenário, alguns setores conseguiram crescer acima da média.

SALA DA NOTÍCIA CLAUDIO RIBEIRO JR
www.comunicacaoestrategica.jor.br

Felipe Boell CEO da WOW - Divulgação

Dados da Penal (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) apontam que, sob o efeito da pandemia da Covic-19, o Brasil perdeu quase 600 mil empregadores no intervalo de dois anos.

A situação é preocupante pelo efeito multiplicador no mercado de trabalho, uma vez que quando uma empresa fecha as portas, a fonte de renda de mais de uma pessoa fica comprometida (chefe e funcionários).

No segundo semestre de 2019, antes da crise sanitária, o país tinha 4,369 milhões de empregadores, foi a maior marca para o intervalo de abril a junho na série histórica, com dados a partir de 2012.

O número passou a cair em 2020, até atingir a marca de 3,788 milhões no segundo trimestre de 2021.

O resultado mais recente, se comparado a igual período de 2019, corresponde a uma baixa de13,3% ou 581,3 milhões de empregadores a menos em dois anos.

O período de pandemia trouxe, e ainda traz, consequências negativas para muitos setores da economia. Por outro lado, alguns setores apresentam ótimos resultados e prometem continuar crescendo em 2022. Consequência de grandes demandas, decorrentes da mudança de hábitos dos consumidores.

Nas empresas ligadas ao comércio eletrônico notou-se um aumento expressivo no consumo pela internet, devido ao grande período de isolamento. Outros setores que tiveram um aumento expressivo em suas demandas foram: cursos on-line, mercado pet, delivery e beleza e cosméticos.

Um destaque foi a WOW Carro Limpo em 3 minutos, que também cresceu em meio à crise e conquistou espaço no mercado de lavagens automotivas.

A estratégia da empresa contou com forte investimento em unidades e planejamento para a abertura de novas franquias da marca.

Segundo o CEO da WOW, Felipe Boell, apesar da instabilidade da economia, 2021 trouxe ótimos resultados.

“A combinação de um modelo que une lavagem ecológica, máquinas nacionais e importadas ultramodernas e protocolos exclusivos para o enfrentamento da pandemia foi o alicerce para nos consolidarmos no mercado”, analisa Boell.

Com um crescimento superior a 800% a empresa saltou,em 2020, de apenas uma unidade para quatro e possui negociação para a abertura de pelo menos mais dez unidades que devem iniciar suas atividades em breve em outros estados.

“Entregamos eficiência e rapidez na lavagem de veículos. A proposta é relativamente simples: três minutos para lavar o seu carro e todos os outros para aproveitar o seu dia”.

Um outro fator que favoreceu a procura pelos serviços da empresa foi o período prolongado de estiagem que atingiu o Sul do país.

Por conta dos sistemas automatizados da empresa e máquinas de última geração, é possível executar uma lavagem utilizando 100 litros de água, ou seja, cinco vezes menos que a quantidade utilizada numa lavagem convencional.

Somente no último ano, as quatro unidades da WOW economizaram mais de 60 milhões de litros de água.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp