15/05/2019 às 23h20min - Atualizada em 15/05/2019 às 23h20min

Vistoria do hodômetro passa a ser obrigatória na transferência de veículos

Delegado diz que o objetivo é coibir a prática de adulteração do equipamento

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC) publicou, nesta semana, uma portaria que torna obrigatória a aferição do hodômetro (marcador de quilometragem dos veículos) em todos os processos de transferência em Santa Catarina.

Conforme explica o delegado regional Fabiano Locatelli, de Caçador, a medida visa inibir a adulteração desse equipamento, que é uma prática ilícita e abusiva bastante comum no mercado de veículos automotores.

"O hodômetro influencia vários aspectos dentro do mercado automobilístico. Com essa nova rotina implantada, o Detran busca resguardar os direitos dos consumidores catarinenses", comenta.

Locatelli alerta que a adulteração deste equipamento é considerado crime, podendo o responsável ser indiciado por estelionato e outros delitos.

"Sendo constatada qualquer irregularidade ou indício de adulteração do hodômetro durante o processo de vistoria de transferência, a empresa credenciada tem por obrigação comunicar a Polícia Civil, que então adotará as providências pertinentes, como apreensão do veículo e responsabilização do proprietário", finaliza.

Saiba mais

Usados para medir a quilometragem, os hodômetros ficam localizados no painel do automóvel ou da moto. Apesar de ser considerada pela justiça um crime, muitas pessoas continuam usando da prática para obter vantagem sobre o valor do bem. Isso acontece porque, quanto maior for a quilometragem, menos valorizado será o veículo.

Hoje, com o crescimento da tecnologia e hodômetros digitais, há como saber se o lacre foi rompido, se a centralina foi “resetada” e se o procedimento deixou vestígio.

Em caso de dúvidas, convém pedir a opinião de técnicos, mecânicos ou inclusive do fabricante. Dá para mudar o hodômetro, mas a informação da quilometragem real do carro nunca pode ser apagada. Uma visita à concessionária já mostra a quilometragem real do veículo.
Fonte Caçador Net 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp