19/05/2021 às 19h12min - Atualizada em 19/05/2021 às 19h12min

‘Combo’ de fenômenos atinge Sul do Brasil; veja a situação de Santa Catarina

Chuva, ciclone, vento e frio estão a caminho da região nos próximos dias e devem refletir em mudança de tempo no Estado

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS
A previsão indica que a região Sul do Brasil terá uma mudança significativa no tempo. Chuva, ciclone, vento e frio estão a caminho da região nos próximos dias.

Para Santa Catarina a expectativa é de chuva e frio intenso, segundo a Epagri/Ciram (Centro de Informações
de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

Isso porque, conforme informações do portal MetSul, entre quinta (20) e sexta-feira (21), a atuação de uma área de baixa pressão e uma frente fria deve trazer chuva e risco baixo de temporais isolados no Rio Grande do Sul. Essa mudança já começa no final desta quarta-feira (19) a partir do Oeste gaúcho com a formação de áreas de instabilidade à noite junto à fronteira com a Argentina.


Ao alcançar o oceano durante o fim de semana, a área de baixa pressão deve se aprofundar e dar origem a um ciclone bomba entre a Argentina e o Uruguai, que vai impulsionar uma massa de ar frio que derrubará a temperatura entre o domingo e a segunda-feira (24).

De acordo com a Epagri/Ciram, em função da localização do ciclone, apenas a frente fria associada ao fenômeno terá reflexos rápidos em Santa Catarina. O risco de vento forte e mar agitado se restringe à área entre a Argentina e o Uruguai e o Sul do Rio Grande do Sul.


“Na madrugada e início da tarde de sábado (22), o ciclone vai provocar chuva e apenas trovoadas isoladas em SC. O frio virá a partir da noite de sábado e especialmente de domingo em diante”, explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

Previsão para a próxima semana
A previsão da Epagri/Ciram indica que a próxima semana será um período com pouca chuva, mantendo a situação da estiagem em SC, sobretudo, no Oeste e Meio-Oeste.
Na segunda e na terça-feira (25) uma nova massa de ar frio e seco de origem polar mantém o tempo firme com dias de sol e temperatura mais baixa, especialmente ao amanhecer e período noturno, com condição de formação de geada nas áreas altas do Estado (acima de 700/800 metros) do Oeste ao Planalto.  Apenas no dia 28 de maio há indicativo de aumento de nuvens, com chuva isolada no fim do dia.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »