18/02/2022 às 12h07min - Atualizada em 18/02/2022 às 20h10min

Dia do Esportista: alimentação e prática de atividade física ajudam a obter uma saúde de atleta

Data é celebrada neste sábado (19); rede atacadista oferece uma variedade de produtos saudáveis para atletas e para todos que desejam iniciar na prática de atividades físicas

SALA DA NOTÍCIA Davi Paes e Lima

Divulgação

Ter disposição e deixar o corpo mais forte e saudável, mantendo uma rotina esportiva adequada, é possível, mesmo que o dia a dia seja atribulado. Ainda com todas as obrigações cotidianas, buscar uma saúde de atleta exige sim alguns esforços, mas com foco, determinação e fazendo boas escolhas alimentares, essas atividades podem se tornar prazerosas e insubstituíveis. O Dia do Esportista, lembrado neste sábado, 19 de fevereiro, além de incentivar a prática do esporte, reforça a importância da atividade física para uma vida muito mais sadia.

De acordo com a nutricionista especialista em saúde nutricional e alta performance Andrea Schulz, seguir uma alimentação voltada às atividades físicas é importante para qualquer pessoa que deseja equilibrar e regular o organismo. Além disso, obter uma saúde de atleta está ao alcance de todos, basta começar. “A atividade física é de extrema importância, principalmente diante de um quadro de pandemia, de obesidade, pois regula a pressão arterial, controla o diabetes, o colesterol, a triglicérides, a esteatose hepática, ou seja, a atividade física tem um valor muito importante nos sintomas da síndrome metabólica, sem contar os benefícios para ansiedade, depressão e insônia”, explica a profissional.


Luciane Mildenberger, jornalista, triatleta, maratonista e assessora de imprensa do Fort Atacadista no estado do Mato Grosso
 

A boa notícia é que mudar o padrão alimentar para adequar a prática do esporte ainda proporciona sensação de prazer, alegria e bem-estar, resultados que são notados também no ganho de massa muscular e perda de gordura. “Inserir a atividade física na nossa vida e mudar nossas práticas leva tempo, assim como inserir na rotina a ingestão de verduras, frutas e proteínas, mas quando mudamos a qualidade alimentar, temos excelentes respostas, tanto no corpo, quando na saúde mental”, acrescenta.

Alguns alimentos são indispensáveis para melhorar a disposição e contribuir com a saúde dos músculos, orienta a nutricionista, que afirma, ainda, que os carboidratos não são vilões, pelo contrário, são importantes fontes de energia, desde que na quantidade e qualidade certas. “Para um atleta endurance o carboidrato é essencial, até hoje não houve nenhuma pesquisa que realmente conseguisse provar o contrário. E para quem, por exemplo, começa a treinar pela manhã, com uma caminhada, é interessante ingerir um suco, comer uma fruta ou tomar um iogurte com um fiozinho de mel”, sugere Andrea.

Já se a atividade é maior, como uma corrida ou ciclismo, o indicado é pensar em uma alimentação voltada para o carboidrato e com menos ingestão de gordura. “Frutas, verduras, iogurte com granola e mel. E se a pessoa tem o hábito, um café ou chá preto também ajudam bastante”, acrescenta. Para a nutricionista, o equilíbrio entre carboidratos, boas fontes de gorduras, proteínas animal e vegetal e alimentos antioxidantes, com vitaminas e minerais, melhora o rendimento esportivo e a qualidade de vida. “Quando mantemos o equilíbrio, com uma dieta adequada, associada à atividade física, conseguimos perceber os resultados de uma melhor forma”, finaliza.

A jornalista Luciane Mildenberger (fotos), maratonista e triatleta amadora, era sedentária e resolveu mudar de vida, adotando a rotina de atividade física diariamente em sua vida. "O esporte transformou a minha vida, hoje não fico mais sem fazer atividade física. Também mudei minha alimentação. Vou sempre ao Fort Atacadista para comprar carnes frescas, frutas, verduras, isotônicos e castanhas", completa Luciane, que irá participar do Ironman Brasil em Florianópolis, em abril.


 

Onde comprar

Para dar início ao novo estilo de vida, a pessoa precisa abastecer a geladeira e a despensa com alimentos saudáveis e econômicos. No Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, toda quinta-feira é dia de frutas e verduras em oferta. Nas lojas, além de hortifrúti, os clientes encontram variedade de produtos, como grãos e alimentos da estação, com preços mais acessíveis. Isotônicos, água de coco e demais bebidas ingeridas pelos praticantes de esportes também são encontradas na sessão especial de bebidas do atacarejo. Em boa parte das lojas Fort, principalmente nas inauguradas nos últimos anos, o consumidor também conta com o Açougue Carne Fresca, com dezenas de cortes de carnes frescas e de excelente procedência -- garantindo um aporte proteico para os adeptos de uma alimentação saudável.

Clientes Vuon Card, cartão exclusivo da rede, ganham descontos ainda maiores em centenas de itens e condições especiais de parcelamento. Em Santa Catarina, o atacarejo está presente em grande parte do estado, com 32 lojas -- sendo 10 delas na região da Grande Florianópolis.

Hortifruti Fort Atacadista (Foto: Divulgação)

 

Sobre o Grupo Pereira

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebra em 2022 seus 60 anos de história. Com 16 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 93 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 47 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 10 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 610 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica. Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp