21/05/2021 às 08h21min - Atualizada em 21/05/2021 às 10h30min

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão na liderança dos mais vendidos

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Quem acompanha os dados sobre os automóveis mais vendidos do Brasil sabe que o Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão na liderança dos mais vendidos. Aliás, já faz alguns anos que ambos dominam os rankings de mais vendidos do país, com algumas oscilações aqui e ali. Por exemplo, o Ford Ka entrou no meio do caminho em 2019 e ficou em segundo lugar. Além disso, desde o início da pandemia do novo coronavírus, os resultados têm sido bem diferentes.

Por exemplo, em abril desse ano o Chevrolet Onix vendeu menos de 6.500 unidades, quando antigamente ele vendia em média 20.000 unidades por mês. É claro que o aumento no seu preço teve um impacto significativo: antigamente o Onix estava na faixa dos R$ 40.000,00, hoje está na faixa dos R$ 60.000,00. Por isso, ele tem sofrido significativamente no mercado. No entanto, será que isso foi o suficiente para retirá-lo da liderança?

Quer saber se Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão na liderança dos mais vendidos ainda? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão na liderança dos mais vendidos?

O primeiro ponto a considerar sobre a questão do Onix e HB20 estarem ou não na liderança do ranking de automóveis novos (não do de carros usados) é a diferença entre carros e comerciais na classificação oficial.

De certa forma, toda picape (de médio ou grande porte) é um automóvel. No entanto, elas não entram no mesmo ranking dos carros “normais”, vulgo os hatches, sedãs e SUVs. Entende-se que, por serem carros comerciais, ou seja, de trabalho, não podem ser comparados igualmente com os veículos de passeio. São motivações de compras diferentes e tipos de compradores distintos também.

Sendo assim, de fato, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão na liderança dos mais vendidos do ano até o momento. De acordo com os dados oficiais da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Onix e o HB20 são os dois automóveis de passeio mais vendidos do ano até o fim de abril.

O hatch da Chevrolet já comercializou 20.827 unidades desde o início de 2021, enquanto o HB20 vendeu 15.563 carros. Isso mostra como o desempenho do mercado vem sendo abaixo do padrão: em 2019, o Onix chegou a emplacar 20.827 veículos por mês. Agora, levou 4 meses para chegar nesse nível. Ainda assim, vem liderando o ano, apesar de ter ficado apenas na 5ª posição do ranking em abril.

Do outro lado, o HB20 vem se recuperando depois do início ruim da sua segunda geração. A versão do hatch chegou ao mercado no fim de 2019 com alguns problemas. A Hyundai teve de baixar o preço para torná-lo competitivo após o seu recall. No entanto, talvez ajudado pela pandemia, o veículo se reencontrou e agora ocupa a segunda posição do ranking.

Entre eles está a Fiat Strada, picape comercial da montadora italiana. O carro teve 18.602 unidades vendidas até o momento, o que faz dele o segundo lugar no ranking geral.

Confira abaixo o restante do ranking considerando apenas carros comerciais:
  1. Chevrolet Onix: 20.827 unidades vendidas;
  2. Hyundai HB20: 18.602 emplacamentos;
  3. Chevrolet Onix Plus: 13.640 vendas;
  4. Jeep Renegade: 12.925 unidades comercializadas;
  5. Volkswagen Gol: 12.124 emplacamentos;
  6. Fiat Argo: 11.242 vendas;
  7. Fiat MOBI: 10.799 unidades vendidas;
  8. Volkswagen T-Cross: 10.764 emplacamentos;
  9. Jeep Compass: 9.663 vendas;
  10. Chevrolet Tracker: 9.635 unidades comercializadas.
É interessante notar que o ranking privilegia hatches e SUVs em detrimento de sedãs. Apesar do Onix Plus estar em terceiro lugar geral, ele é apenas o primeiro sedã da lista. Enquanto isso, são 4 SUVs (Renegade, T-Cross, Compass e Tracker) e 5 hatches ( Onix, HB20, Gol, Argo e MOBI).

Em relação às montadoras, a Chevrolet pode ter uma queda no geral, mas ainda conseguiu emplacar três automóveis na lista: o hatch mais vendido, o sedã mais vendido e um SUV no Top 5 da categoria. A Fiat também aparece com destaque com dois hatches, mesmo desempenho da Jeep e da Volkswagen. A Hyundai tem apenas o HB20 listado.

Se considerarmos os carros comerciais, quem brilha é a FIAT. Além da Strada, a empresa ainda tem a Toro, que é a segunda picape mais vendida com 10.858 emplacamentos.

Se fossem considerados, a Fiat lideraria o ranking com 4 automóveis no Top 10 (Strada, Argo, MOBI e Toro), contra 2 da Chevrolet, 2 da Volkswagen, 1 Jeep e 1 Hyundai.

Pronto! Já deu para ver que Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão na liderança dos mais vendidos, ainda que seja cedo demais para dizer que ambos conseguirão terminar o ano assim. Pelo andar das coisas, é possível que os modelos não tenham os resultados de anos anteriores (claro), mas talvez sequer manterão a liderança do mercado pelos próximos meses. É possível que nem mesmo terminem o semestre nessa posição.

E aí, quem você quer ver liderando o mercado de vendas no Brasil? Comente abaixo!

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0