21/05/2021 às 18h33min - Atualizada em 22/05/2021 às 00h40min

Trupe de Truões adapta programa de rádio em espetáculo teatro-musical para a internet

Love Night - Edição Especial Iracema contará com radionovela e será apresentado gratuitamente no canal do grupo teatral de Uberlândia-MG, no YouTube.

DINO
https://www.youtube.com/user/trupedetruoes

A necessidade de adaptar-se às novas condições de criação e circulação artística em tempos de pandemia de Covid-19 levou a Trupe de Truões, grupo de teatro de Uberlândia-MG, a investigar formas alternativas para entregar ao público a produção teatral. Como resultado, no ano passado, surgiu um projeto inspirado nos programas de rádio e artistas da "Era de Ouro do Rádio" brasileiro, o Love Night, que na linguagem do melodrama, voltará a ser apresentado ao público, em edição especial denominada Love Night - Edição Especial Iracema, nos dias 29 e 30 de maio, 19 e 21 horas, respectivamente, no canal do YouTube da Trupe.

Love Night - Edição Especial Iracema é um espetáculo teatral-musical que traz para a cena um programa de rádio, o Love Night, apresentado pelo carismático locutor Honey Vaz. O locutor conta com a participação de seus assistentes de palco que cantam, dançam e interpretam belas canções da "Era de Ouro do Rádio". Nessa edição especial, o programa apresenta a radionovela "Iracema".

A radionovela

A novela melodramática conta a história de Iracema uma moça pobre e ingênua que se enamora por Vicente - um homem abastado e generoso. Para viver um grande amor, o casal terá que enfrentar a resistência do Sr. Cauby, pai de Vicente, que se opõe ao romance por conta das diferenças de classes sociais existentes entre eles, mas Cauby não é o único oponente a esse relacionamento: Maysa, a amiga fiel de Iracema, se revelará o principal obstáculo nessa união.

A novela é apresentada na programação do Love Night em três capítulos que são intercalados com apresentações de belas canções temáticas da novela, interpretadas e cantadas pelo elenco.
O projeto

Segundo a coordenadora de comunicação, Amanda Barbosa, o projeto Love Night lançado no ano passado surgiu devido à oportunidade do edital emergencial lançado pela Secretaria Municipal de Uberlândia. "Nesta edição atual, nós contamos com o patrocínio do Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais", informa.

Como surgiu

A Trupe de Truões realizou um compartilhamento artístico desse processo de criação da Rádio Love FM em formato de live, ao vivo, no Instagram, com o nome de "Live Rádio: Love Night". O compartilhamento teve duração de 60 minutos e reuniu blocos de diversas esquetes, cenas curtas, atrações como o bloco "Recadinhos do Coração", que possibilitavam a interação com público presente na live; o bloco "Cantoras do Rádio", que trouxe a apresentação de dois solos musicais e culminou num concurso para eleger a Rainha do Rádio; duas cenas da novela "Iracema" no bloco "Radionovela", entre outros solos musicais.

Amanda Barbosa explica que a apresentação teve tanto sucesso que a Trupe decidiu dar continuidade. "Diante desse retorno positivo do público, a Trupe deu sequência nessa pesquisa para produção de um espetáculo em vídeo gravado, trazendo ênfase à atração da novela "Iracema". Assim, a novela que havia sido apresentada em duas cenas na live artística foi desenvolvida agora em três capítulos, com a criação de mais quatro cenas que narram por completo essa história de amor melodramática", diz.

Desenvolvida a dramaturgia da radionovela, o roteiro do programa de rádio foi ajustando-se aos três capítulos e as canções selecionadas de forma a dialogar com a temática da "Era de Ouro do Rádio" e com a história de Iracema e Vicente, o casal protagonista. Assim, chegou-se a uma versão inédita e pocket do programa Love Night - Edição Especial Iracema, com duração de 30 minutos.

"Essa proposta artística representa para a Trupe uma oportunidade de continuar produzindo e fazer circular sua produção teatral em período de pandemia alcançando públicos de várias partes do Brasil e de outros países, uma vez que a internet proporciona esse amplo alcance", finaliza Amanda Barbosa.

Serviço:
O quê: Love Night - Edição Especial Iracema
Quando: 29 e 30 de maio, às 19h e 21h, respectivamente.
Onde: Canal do Youtube da Trupe de Truões www.youtube.com/trupedetruoes
Exibições Gratuitas

Ficha técnica
Concepção, dramaturgia e atuação: Amanda Barbosa, Laís Batista, Lucas Mali, Ricardo Augusto e Ronan Vaz
Preparação musical: Lucas Mali
Cenografia e iluminação: Ronan Vaz
Produção Executiva: Ernane Fernandez
Produção Geral: Estrupícios Produções Artísticas LTDA
Realização: Trupe de Truões
Classificação: 12 anos
Duração: 30 minutos



Website: https://www.youtube.com/user/trupedetruoes


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp