24/05/2021 às 17h39min - Atualizada em 24/05/2021 às 18h20min

Festival Mia Cara 2021 tem cinema, ópera, teatro e literatura em programação on-line gratuita

Edição on-line do evento de cultura italiana começa na segunda-feira (24) e vai até o dia 6 de junho

DINO
http://miacara.com.br
Cores da Itália iluminam o Palácio Garibaldi, em Curitiba

Com o tema "Viva a Itália em sua Casa", o Festival Mia Cara retorna após uma pausa em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Com duas semanas de duração, a nona edição do evento reserva uma rica programação cultural, mostras de cinema, ópera, concurso de gastronomia, apresentações musicais, ações de turismo e uma grande homenagem ao escritor Dante Alighieri.

Para o cônsul geral da Itália em Curitiba, o retorno do Mia Cara é uma oportunidade para conhecer um pouco mais a Itália de hoje e sua produção cultural. "Queremos levar para a casa das pessoas em todo o Brasil o melhor da Itália atual sem esquecer a rica história do país". Exemplo disso é a homenagem que faremos a Dante Alighieri em razão dos 700 anos da sua morte. Dante e sua obra pertencem a todos os tempos e espaços. São universais e atemporais", definiu Salvatore Di Venezia.

Destaques da programação
Logo na abertura do Mia Cara 2021, dia 24 de maio, o público poderá acompanhar pelas redes sociais do evento o concerto lírico com o tenor Vitorio Scarpi e as sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca.

O cinema italiano também terá seu espaço, a partir do dia 27 de maio, com a exibição de "Sacco e Vanzetti" (1972), filme do diretor Giuliano Montaldo. A Mostra de Cinema segue com a exibição gratuita, na plataforma do Cine Passeio, de produções clássicas de Federico Fellini, Ettore Scola, Enrico Maria Salerno, Mateo Zoni e uma grande homenagem ao maestro Ennio Morricone. A partir do dia 3 de junho serão exibidos filmes da recente produção cinematográfica italiana.

No dia 30 de maio acontece o recital de violino e cravo com o violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) Emmanuele Baldini e o cravista Fernando Cordella.

Para o encerramento do Mia Cara, a cantora italiana Carla Cocco apresenta show inédito gravado em um teatro nos arredores de Roma. Ao longo das duas semanas de evento o público poderá acompanhar nas redes sociais do Mia Cara apresentações de danças folclóricas, leituras dramáticas, vídeos turísticos, mostra de quadrinhos e oficina de escultura.

Concurso de gastronomia
Outra novidade da edição deste ano é o concurso Receitas da Nonna, que irá premiar a melhor receita italiana de família. Até o dia 2 de junho, quem quiser participar poderá enviar sua receita pelo site do festival e participar das etapas eliminatórias no Facebook do Mia Cara. O vencedor será divulgado dia 05 de junho.

A programação completa do Festival Mia Cara está disponível em miacara.com.br. A realização do evento é feita pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e pela ONG Unicultura.

Serviço:
Festival Mia Cara 2021 - edição on-line
Data: 24 de maio a 6 de junho
Site: http://miacara.com.br
Facebook: facebook.com/miacaraoficial
Instagram: @miacaraoficial
WEB RADIO OFICIAL - https://www.inmystream.app/player2/enit.html

24 DE MAIO A 06 DE JUNHO DE 2021
Viva a Itália em sua casa - Edição on-line

Principais atrações:
CERIMÔNIA DE ABERTURA 19H30
24/maio | 20h | CONCERTO LÍRICO
Direção Musical e Roteiro - Alexandre Mousquer

25/05 | 20h | LEITURA DRAMÁTICA DE PIRANDELLO
Direção: Edson Bueno

27/05 a 02/06 | MOSTRA DE CINEMA ITALIANO - CLÁSSICOS
Curadoria: Antonio Cava
Exibição: Cine Passeio - sessões virtuais - http://www.cinepasseio.org/

03/06 a 09/06 MOSTRA DE CINEMA ITALIANO - CONTEMPOR NEOS
Curadoria: Marden Machado
Exibição: Cine Passeio - sessões virtuais - http://www.cinepasseio.org/

29/05 | 20h| LEITURA DRAMÁTICA DIVINA COMÉDIA
Direção Artística: Edson Bueno

30/05 | 20h | RECITAL BARROCO DE VIOLINO E CRAVO
Emmanuele Baldini - violino
Fernando Cordella - cravo

06/06 | 20h | SHOW CARLA COCCO
Local: YouTube Mia Cara - https://www.youtube.com/channel/UCnFWLMmkefbEjMUKPKuzNIw



Website: http://miacara.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0