MENU

01/07/2019 às 13h27min - Atualizada em 01/07/2019 às 13h42min

A trajetória para chegar ao título de Master Sommelier

A sommelier de certifições internacionais trilha o seu caminho ao sonhado título de Master Sommelier

DINO
Juliana verifica as tacas antes de cada degustacao

A sommelier de formação internacional Juliana Mazzari, natural do ABC Paulista atua em uma das melhores empresas de cruzeiro internacional a 5 anos desbravando os sete mares.
Ser uma sommelier a bordo de um navio de luxo não e tarefa simples: são longas horas de trabalho, alto nível de exigência (tanto pelo cruzeiro quanto pelos clientes), reuniões e treinamentos nas horas de descanso e tudo isso com os cabelos impecáveis e um sorriso que ganha o coração dos passageiros. "Se engana quem pensa que depois de tantos anos a bordo o seu lugar sempre estará garantido! Muito pelo contrário, é extremamente importante manter o alto padrão de serviço oferecido pela empresa e ir além das expectativas ao que diz respeito dos seus conhecimentos de vinho.Estudar todos os dias e fazer cursos durante as minhas férias têm o seu valor e reconhecimento. É preciso visitar os vinhedos, conhecer os produtores, ir a feiras de vinhos e acompanhar o mundo gastronômico. Só assim, podemos criar um repertório extenso."

Juliana se apaixonou pelos vinhos ainda na infância, descendente de imigrantes italianos vendo o avô fazer vinhos na garagem de casa todos os anos. Bebericar o vinho feito em casa aos domingos foi o início da sua jornada. Aos 21 anos, morando nos Estados Unidos entrou em um curso de vinhos para profissionais (Wine and Spirits Education Trust). Voltou a morar no Brasil e começou o curso profissional para sommeliers pela Associação Brasileira de Sommelier (ABS) em São Paulo durante 2 anos. Juliana começou atuar como sommelier na rede St.Marche que conta com adegas extensivas (mais de 300 rótulos e importações próprias). Alguns meses depois, foi a convite da vinícola Salentein para Mendoza, Argentina conhecer os vinhos da região que encanta os apaixonados por vinho no Brasil. Ao retornar, era hora de inaugurar uma das lojas da rede St.Marche em São Caetano do Sul. Durante a montagem da adega Juliana contou com o apoio de seu mentor e sommelier Melk Santos (que também trabalhava na rede de lojas) "O Melk me ensinou a focar no layout da empresa para que a adega estivesse sempre impecável e alavancava as vendas." Aos sábados, ela abria garrafas de vinhos para os clientes degustarem na loja e dividia seus conhecimentos no assunto.

Em 2014 foi o momento de sair e trilhar outros caminhos (com os vinhos, é claro!). Juliana começou a trabalhar como sommelier na empresa de cruzeiros de luxo, Oceania Cruises. Os navios luxuosos e serviço 5 estrelas têm o foco na alta gastronomia. A empresa conta com Jacque Pepin como um dos diretores gastronômicos. Com experiência adquirida em seus contratos Juliana foi convida para participar da abertura de um navio para a compania. O M/S Sirena foi inaugurado em 2016 e batizado em Barcelona, Espanha. Dois meses após a inauguração do navio, a sommelier foi chamada para uma reunião inesperada com o Food and Beverage Director (F&B). Sem saber o motivo da reunião pensou o que poderia ter feito errado durante o serviço na noite anterior. Foi então que Juliana recebeu a notícia de sua transferência para participar de mais uma inauguração de outro navio! Dessa vez, Juliana ficou encarregada como sommelier do novo restaurante "Chartreuse" da companhia Regente Seven Seas, no navio M/S Explorer que têm a princesa de Mônaco como madrinha do navio.

O trabalho durante os almoços e jantares requintados no navio lhe conferiu muito experiência para lhe dar com o público seleto e de diferentes nacionalidades. Conheceu vinhedos conceituados na Itália, como o Tiagnello (Super Toscano) da vinícola Antinori. Até que decidiu tirar férias em Napa Valley, Califórnia. A região famosa por suas vinícolas e restaurantes com estrela Michelin também possui excelentes escolas de vinho como a Napa Valley Wine Academy. Juliana passou dois anos indo até a região vinícola durante suas férias para fazer cursos importantes e visitar os vinhedos da região. Foi lá que conseguiu o seu Certificado Avançado com Mérito do WSET, e logo depois foi certificada com Honras no curso American Wine Expert e está se preparando para o Wine Scholar Guild módulo França.

Mas essa sommelier ainda quer continuar seus cursos com o objetivo de alcançar o título de Master Sommelier. Para isso, Juliana se foca nos vinhos para alcançar o tão almejado título no futuro.
Saúde! Salute ! Santé! Cheers!

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp