24/05/2021 às 10h14min - Atualizada em 24/05/2021 às 22h30min

Dia do Vestibulando: como se preparar para os vestibulares dentro e fora do Brasil

Data celebra o esforço dos estudantes no Brasil para alcançar uma vaga no ensino superior; Especialista em educação Matheus Tomoto comenta sobre como se preparar para esta fase da vida

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Santos
Depositphotos

Nesta segunda-feira (24), é comemorado o Dia do Vestibulando. A data celebra o início das aplicações para a seleção de futuros profissionais nas faculdades no país, que começou em 1911. No último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Brasil bateu a marca de 5,8 milhões de vestibulandos buscando oportunidades de alcançar uma vaga no ensino superior.
Com uma preparação árdua e cada vez mais intensa para se preparar para admissões ao redor do Brasil e do mundo, os jovens brasileiros dedicam boa parte do seu ensino médio e pós-ensino médio para conquistar uma vaga na faculdade ou universidade.

Para os estudantes, o vestibular é uma etapa decisiva para a busca da carreira profissional nas instituições de ensino. Pensando nesta fase, Matheus Tomoto , especialista em educação, conhecido por orientar milhões de estudantes para oportunidades na vida e na carreira em suas redes sociais, conta como se preparar para este momento importante, para conquistar vagas no Brasil e no exterior. Confira:


Entenda a sua situação: a chegada da pandemia e a utilização das tecnologias para educação foram dois grandes desafios para os jovens. Antes de tudo, conheça seus pontos fracos e fortes. Assim, você pode se preparar para nivelar em um bom nível seus pontos fracos, como dificuldades de aprender matemática, por exemplo, e fortalecer ainda mais no que você já tem afinidade ou se considera bom.
Depois disso, crie seus próprios mecanismos para conseguir absorver mais conteúdos com a tecnologia. Hoje existem diversos sites e aplicativos que podem te ajudar com o planejamento de rotina, definição de materiais de estudo e professores com macetes sensacionais nas redes sociais.

Construa seu próprio ritmo: estudar exige disciplina, ainda mais para conseguir conciliar as atividades pessoais e as atividades acadêmicas no dia a dia. A maioria dos estudantes que prestam o vestibular também estão na fase final do ensino médio. Por isso, determine seu próprio ritmo e respeite as necessidades do seu corpo e da sua mente. Uma das alternativas para ajudar a encontrar este equilíbrio é definir uma rotina para os seus estudos. Uma dica para achar este ritmo é determinar dias temáticos, com focos específicos para cada tipo de estudo, seja para conquistar uma aplicação ou para passar de ano na escola.

Acredite no seu potencial: Matheus comenta que muitos estudantes não recebem apoio da família, dos amigos ou das pessoas ao seu redor para incentivar a caminhada rumo aos estudos. Apesar da importância do apoio das pessoas que ama, é essencial que você tenha clareza do que quer e entenda que está em um ritmo de preparação, é qualificado e capaz de conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade. Acreditar na sua capacidade faz parte do incentivo de boas ações para contribuir com a sua saúde mental, e ajuda a reduzir a sensação de cobrança que os jovens sentem nesta fase da vida.

Fora as dicas mais comuns sobre os vestibulares, Matheus reforça: "é importante direcionar o foco das suas ações de acordo com as suas habilidades, a escolha da profissão também é determinada pelos seus gostos, seus pontos fortes de trabalho e pelo tempo que você está disposto a se dedicar para essa preparação".


Sobre Matheus Tomoto
Com a intenção de transformar a realidade brasileira na área da educação, o especialista do setor, com mais de 5 anos de experiência e 3 empresas na área, disponibiliza diariamente hacks e dicas em suas redes sociais para mais de dois milhões de seguidores para ajudá-los a encontrar os melhores caminhos para alcançar a tão sonhada vaga no vestibular, dentro e fora do Brasil.
Tomoto orienta seus seguidores e mais de 60 mil alunos das suas mentorias e cursos sobre como se preparar para momentos como o vestibular a partir da sua própria experiência, com passagens por Harvard, MIT, Oxford e Stanford.
Semanalmente, em seu canal no Youtube , Matheus realiza o PolvoTalk, um programa de aulas gratuitas, ao vivo, às 22h, com informações e instruções sobre como alcançar seus objetivos, viver em outro país e entender como conseguir ingressar nas melhores instituições de ensino do mundo. Ele também realiza um dos maiores projetos de mentorias do país voltado para conquistar oportunidades no exterior, a Universidade do Intercâmbio .


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »