25/05/2021 às 10h34min - Atualizada em 25/05/2021 às 12h20min

Tecnologia auxilia na prevenção de doenças e pode evitar superlotação de hospitais

Pandemia reforçou necessidade de atenção primária à saúde e inovação no setor

SALA DA NOTÍCIA Redação

São Paulo, maio de 2021 - A atual crise causada pelo Covid-19 tem alertado sobre a importância da tecnologia para prevenção à saúde. Em um momento em que os hospitais estão cada vez mais lotados e os sistemas de saúde estão despreparados para atender a alta demanda, a tecnologia tem sido fundamental para conter doenças e evitar internações e gastos médicos. 
 

A atenção básica de saúde é a primeira atuação do SUS no atendimento ao paciente E, durante a pandemia, municípios que utilizaram essa estratégia de forma organizada tiveram um menor número de infectados e mortos, devido ao monitoramento e rastreamento dos casos e de pacientes com outras doenças. Além disso, dados apontam que nas regiões Norte e Nordeste, cerca de 40% das internações poderiam ter sido evitadas se tivessem tido melhor atendimento na atenção básica.
 

Alternativas semelhantes podem ser aplicadas nos sistemas privados. Para atingir o público corporativo, os aplicativos são alternativas para diagnósticos assertivos de prevenção de doenças e auxílio, principalmente, a pacientes crônicos e contínuos, que representam 52% das pessoas de 18 anos ou mais, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Esse é o caso da Medipreço, startup parceira no cuidado à saúde e bem-estar de colaboradores de empresas, que por meio de uma plataforma de gestão de saúde continuada, permite que colaboradores das empresas parceiras comprem medicamentos e produtos de saúde com descontos em relação ao varejo tradicional e, em contrapartida, usa a análise de dados para oferecer estratégias inteligentes e trazer diagnósticos assertivos de prevenção de doenças dentro das companhias. 
 

"As doenças crônicas não põem em risco a vida da pessoa em curto prazo, então não são emergências. No entanto, se não forem tratadas adequadamente, podem gerar problemas mais sérios. Os dados disponibilizados no app podem apontar tendências e oferecer uma visão holística anonimizada do perfil epidemiológico dos usuários. Ao possibilitar o acesso a tratamentos e recomendações online e manter os usuários saudáveis e em nível de atenção primária, é possível evitar complicações médicas”, explica Bruno Oliveira, COO da Medipreço.
 

A Medipreço se diferencia no mercado pelo fato de tornar os benefícios de saúde mais assertivos nas companhias. Vale ressaltar que todos os dados dessa jornada no aplicativo são anonimizados, armazenados e apresentados nas plataformas de Health Analytics, disponibilizadas aos profissionais de Recursos Humanos e de Saúde. Hoje a Medipreço conta com clientes como: Danone, Leroy Merlin, Laboratórios Sabin, Record TV/DF, Unimed/GO, entre outros.
 

Análise genética na saúde preventiva
 

Outra forma de antecipar possíveis diagnósticos é através de exames médicos. A DNA Consult atua desde 1998 com pesquisas científicas e desenvolvimento de serviços voltados à medicina preventiva. Entre os principais serviços oferecidos pelo laboratório estão, o mapeamento genético direto ao consumidor e o diagnósticos clínicos envolvendo o sequenciamento de genes, exomas e genomas. De forma prática, a utilização das tecnologias de Biologia Molecular buscam a detecção ou predisposição de inúmeras doenças infectocontagiosas análises de identificação forense e patologias de outras áreas como genética, cardiologia, oncologia, imunologia, neurologia, psiquiatria, entre outros. 

“A pandemia de Covid-19 acelerou a pesquisa e desenvolvimento na saúde. Além disso, tornou as tecnologias de biologia molecular mais conhecidas, mostrando a sua segurança e confiabilidade para o público geral e reforçando este conceito para o setor da Saúde. Para doenças infecciosas a Biologia Molecular é utilizada em larga escala, inicialmente com os testes para HIV, com o PCR, desde os anos 90. Mais tarde, a partir de 2010, a genômica passou a ser utilizada também para o diagnóstico e prognóstico de vários tipos de câncer e outras doenças”, explica o Prof.Dr. Euclides Matheucci Jr, co-fundador e Diretor Científico do laboratório da DNA Consult Genética e Biotecnologia Ltda. 


Sobre a MediPreço

A Medipreço é uma startup parceira no cuidado à saúde e bem-estar de colaboradores de empresas. Fundada em 2018, na cidade de Brasília, nasceu com o objetivo de revolucionar o setor da saúde ao oferecer informações sobre preços e disponibilidade de medicamentos em farmácias, serviço até então inédito no Brasil. Por quebrar o status quo do setor da saúde por colocar o paciente no centro de suas ações, a empresa se tornou parceira importante do mundo corporativo ao oferecer para grandes empresas informações e diagnósticos qualitativos de seus colaboradores, ajudando a prevenir doenças.

 

Sobre a DNA Consult

A DNA Consult é uma empresa de biotecnologia que trabalha com genética molecular, criada em 1998 na cidade de São Carlos-SP. A partir de resultados das análises genéticas oferecidas, é possível identificar a condição clínica do paciente e oferecer tratamentos específicos, além de contribuir para a prevenção de doenças. Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da ANVISA, Vigilância Sanitária e Instituto Adolfo Lutz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »