16/03/2022 às 09h38min - Atualizada em 20/03/2022 às 00h01min

Quais são as melhores bolsas para se conquistar no exterior?

Universidade do Intercâmbio compartilha diversas oportunidades de estudo em universidades fora do Brasil

SALA DA NOTÍCIA Redação
Freepik

Pode não parecer, mas existem centenas de oportunidades para estudar no exterior. E essas oportunidades podem atender uma alta demanda dos brasileiros, que de acordo com a terceira edição do Global Consumer Insights Survey, pesquisa realizada pela PwC, 45% da população nacional deseja viajar para fora do país nos próximos meses. Para falar um pouco mais sobre como é possível estudar fora do Brasil e ainda ter opções variadas sobre tipos de bolsas de estudos ou mesmo opções de como viver em cada país, a startup especializada em mentorias para intercâmbios, Universidade do Intercâmbio, conta quais são os melhores tipos de bolsas para se conquistar no exterior. 

Bolsas por Mérito
Segundo a Universidade do Intercâmbio, uma das modalidades mais conhecidas de bolsas é a modalidade de bolsa ou auxílio por mérito. Esse tipo de bolsa normalmente tem as ofertas mais altas, chegando a alcançar até 100% de gratuidade nos estudos do intercambista. Nessa modalidade, é levado em consideração as notas obtidas durante o seu ensino médio - notas GPA - e também outros aspectos, como as atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo da vida, trabalhos voluntários e claro, uma aplicação bem realizada, visando atender as demandas da instituição de ensino. 

Bolsas por desempenho médio
Se engana quem pensa que apenas as pessoas com as melhores notas na escola podem se candidatar a uma boa bolsa de estudos. A Universidade do Intercâmbio reforça a importância de realizar aplicações para as bolsas de desempenho médio, em que avaliam os fatores de desenvolvimento humano (além das notas) para chegar a um consenso sobre a concessão de bolsas. Neste caso, eles avaliam desde a qualidade de redação dos candidatos, até as atividades voluntárias do futuro estudante - vale lembrar que o contexto social é a prioridade desta avaliação. 

Bolsas para alunos esportistas 
Uma das bolsas clássicas dos filmes norte-americanos é a bolsa por desenvolvimento desportivo. Os praticantes de esportes ou atletas de diversas modalidades podem buscar uma bolsa esportiva, e normalmente essas bolsas pagam todos os custos do estudante até chegar à instituição de ensino - até mesmo a passagem de avião. Então é uma ótima opção para os brasileiros conquistarem uma oportunidade 100% gratuita. 

Fellowships
As famosas fellowships - também bolsas por mérito acadêmico - são conhecidas por proporcionar o conhecimento acadêmico e o conhecimento técnico ao estudante. Dessa forma, além de estudar gratuitamente na instituição de ensino, o intercambista também pode trabalhar desenvolvendo pesquisas para a sua universidade, e dessa forma, crescer em dois campos de atuação na área profissional. 

Assistantships e work-on-campus
Mesmo que os estudantes não consigam bolsas 100% gratuitas, existem outras modalidades que podem auxiliar neste processo de realizar o sonho de estudar no exterior. Dentro da modalidade de assistantships, o estudante pode trabalhar para algum serviço educacional dentro da instituição de ensino, como assistente de bibliotecas, monitor de um professor e outras possibilidades. Já na modalidade de work-on-campus, o estudante pode trabalhar prestando serviços diversos dentro do campus, como monitor dos quartos acadêmicos, auxiliar na academia, realizador de eventos no campus e muito mais. 

Essas e outras oportunidades internacionais podem ser encontradas no site da Universidade do Intercâmbio, onde é disponibilizado um guia definitivo do intercâmbio para 2022, com informações de mais de 60 tipos de bolsas que os brasileiros podem aplicar. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp